segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Colação de Grau em Jornalismo - Discurso da Oratória escrito por mim.

















"Em nome de nosso Magnífico Reitor, cumprimento as demais autoridades da mesa e professores. Queridos pais, familiares, amigos, senhoras e senhores aqui presentes: Boa noite.

Neste dia tão importante para todos nós, primeiramente, gostaria de agradecer aos meus colegas a confiança depositada em mim, para proferir algumas palavras que possam expressar o pensamento da turma e servir de reflexão no início desta nova caminhada.

Sonhar é inerente ao ser humano, assim como há necessidade de respirar para estar vivo, é necessário alimentar a alma com sonhos. E o que nos faz merecer a realização de um sonho é justamente a intensidade com que se deseja tornar aquilo real. É preciso ser persistente em tudo aquilo que se almeja para construir uma vida, é preciso acreditar e enxergar as possibilidades, perdendo o medo dos riscos. Dificuldade não é, e nunca será sinônimo de impossível.

Hoje, nós teríamos inúmeras razões para justificar a concretização deste momento, desta conquista, mas, os motivos são variáveis e individuais, não convém citá-los aqui. O que convém, é expor a força de vontade, a garra, a insistência de cada um em cumprir os anos de universidade com tamanha determinação. É mais um ciclo que se encerra em nossas vidas, e o fim é apenas uma insinuação do recomeço, sempre há uma nova fase. A partir de hoje, continuaremos determinados e não iremos fraquejar, continuaremos acreditando que somos capazes e que podemos ir muito além do que almejamos, basta querer, acreditar e seguir em frente.

A vida é feita de realizações, da incessante busca pela felicidade.

No início, estávamos eloquentes  entusiasmados, empolgados com o universo novo que passaríamos a frequentar e a adaptar novas rotinas. Tanto para aprender, tanto para ensinar, que o tempo passou, e talvez algum dia a gente ache que não foi suficiente, por isso é que é preciso viver o máximo, viver ao extremo, viver intensamente o calor das emoções humanas, aprendendo a conhecer as pessoas e respeitá-las, sendo capaz de estreitar laços de amizade, aceitando uns aos outros exatamente como são. Isso se chama empatia, a capacidade de compreender os sentimentos e as reações de outras pessoas, colocando-se no lugar delas. Só assim é possível estabelecer a prática impagável do respeito mútuo e ganhar o presente mais sábio que já inventaram: a amizade.

Amigos logo se reconhecem.

Parece até ironia do destino, mas hoje, nós estamos aqui morrendo de vontade de receber o Diploma de Jornalista, que está bem ali nos aguardando. Aquele que perdeu a exigência, bem no meio do caminho. Do nosso caminho de estudantes de Jornalismo. Com certeza, posso afirmar que todos nós, por algum momento no meio da caminhada, perdemos o ânimo ou duvidamos do futuro como jornalistas... Mas desânimo é uma coisa que dá e passa! Se hoje estamos aqui é porque acreditamos em nós e no Jornalismo, e fomos capazes de ir até o fim. Realizar é uma delícia, ser o realizador é melhor ainda, e é isso que somos, realizadores oficiais dos nossos sonhos e não podíamos deixar que um retrocesso do Governo atrapalhasse ou inibisse nossa vontade. Não é isso que poderia derrubar ou calar um jornalista.

Jornalismo, sem dúvidas, exige doses generosas de ceticismo e paixão.

Muitas vezes é preciso passar por provações para solidificarmos mais ainda as nossas certezas, os nossos rumos. O certo é que naquele instante que surge o impasse, o fazer valer à pena grita muito mais alto, a teimosia em querer aquilo é muito maior, não há impulso que mude isso. As tentações surgem facilmente, as tentações são, quase que, irresistíveis. Mas, quando se acredita muito em algo, em algo que você se propôs, suas razões e sua teimosia se tornam incontroláveis.

Indescritível o prazer de continuar no curso, de querer continuar.

A paixão só perdura se aquilo for diariamente apaixonante, surpreendente, arrebatador.

O ser humano precisa aprender a se apaixonar todos os dias por aquilo que ele é, que possui e que faz. Aprender a enxergar e descobrir coisas novas naquilo que lhe é comum. O comum propicia a comodidade, e a comodidade impede as pessoas de acreditarem em algo novo, em mudança. Isso é difícil sim, e por isso é mais gostoso e convenhamos, tem mais valor.

Não espere perder para aprender a valorizar, isso é velho mas continua valendo. O tarde demais é triste, mas existe. E capacidade é um dom insuperável que todo ser humano possui. Não há vítimas, nem fracos no palco da vida, todos são igualmente capazes, sentir pena ou lamentar demais é diminuir esta capacidade. Cada pessoa deve montar seu cenário e escolher como quer agir. Você só alcança aquilo que tiver disposto a buscar. Nem mais, nem menos.

O mérito é inestimável.

Nós merecemos estar aqui hoje, e as pessoas que vieram nos prestigiar, devem se sentir orgulhosas. São pessoas que apoiaram, que contribuíram e que estão sempre ao nosso lado. Nós estamos muito felizes hoje, este momento é muito importante para nós e a presença de cada um aqui significa muito. É com orgulho que sairemos hoje daqui com o diploma de Jornalista nas mãos. Tenham certeza que a felicidade que estamos sentindo é inefável, não pode ser expressa verbalmente. É uma felicidade que contagia, que transborda. Gostaríamos que todos soubessem o quanto estamos felizes.

Hoje, nos orgulhamos de nós mesmos e sabemos que há algo bom reservado, sei que, saberemos buscar e encontrar o que nos aguarda. Se chegamos até aqui, poderemos ir muito mais longe, obter muitas outras conquistas. Cada um sabe de si, cada um sabe do que é capaz. O Jornalismo nos merece, porque nós acreditamos nele. E ninguém pode subestimar este mérito.

Recomeçar, humildade, otimismo, honestidade, solidariedade, fé e sabedoria. São alguns conceitos que não devem ser deixados de lado em nenhum momento, são valores que contribuem e aumentam a força de quem quer muito, de quem deseja forte e de quem sabe, ou tenta, encarar as diversas situações em que a vida nos coloca. È certo que às vezes não se pode evitar a dor, as decepções e frustrações, mas isso faz bem e nos ajuda a crescer, porque o sofrimento será sempre opcional, somos nós que decidimos o quanto e até quando sofrer. Não há como fugir dos problemas, mas sempre há uma maneira de contorná-los, de extrair o que há de bom, de filtrar lições que somente a vida é capaz de ensinar. Razões que o tempo se dispõe a mostrar.

Colegas, que estes valores estejam para sempre impregnados em nós. Que a coragem seja nosso escudo e que o medo e a insegurança sejam superados pela sabedoria de entender o que está ao nosso alcance, da melhor forma possível.

Sejam simpáticos, sorriam para o medo, ele merece respeito, mas nem sempre é o limite.

Armem-se de palavras, abusem do diálogo, será sempre o melhor caminho. As palavras são meios implacáveis. Elas são fortes, extremamente fortes, às vezes até com resultados irreversíveis. Mas nada, que a humildade e o tempo não amenizem. Palavras podem magoar, por tanto que o dom da expressão se manifeste e que as palavras não se atirem, mas se conduzam. Que sejamos afáveis com as palavras. E que, da mesma forma sejamos fortes para suportar tal peso.

As pessoas custam entender que neste mundo é cada um por si, mas que isso não significa egocentrismo ou egoísmo. O amor próprio, quando é verdadeiro, é sublime e soberano, se estende e permite que o amor ao próximo seja possível e se manifeste da mesma maneira. Talvez a felicidade plena seja inalcançável, mas a busca é perpétua. Estamos sempre buscando mais, estamos sempre á procura de algo que nos satisfaça e que complemente o que já temos. O que interessa é que cada um é caçador de si, caçador da sua própria felicidade, cada ser humano é capaz de definir o que lhe faz feliz. Então, não percam tempo, aproveitem as oportunidades... O tempo que temos para ser feliz chama-se presente, chama-se vida e acontece agora.

Para concluir, gostaria de pedir que dêem sempre o melhor de si, sejam os melhores no que quer que façam. Dediquem-se, não deixem a vida passar por passar. A vida é grandiosa demais para ser vivida sem amor, sem paixão, sem fé. Se você ama e acredita, corra atrás, com certeza há pessoas na sua torcida, sempre haverá pessoas torcendo e acreditando em você, afinal o que se leva da vida, são as conquistas não-materiais, e mais nada.

Dediquem-se a conquistar o carinho, admiração e o respeito das pessoas e com certeza serão dignos das mesmas honras... Afinal a lei do retorno é infalível. Pratiquem a justiça!


Hoje concluímos mais uma etapa de nossas vidas, mas não deixem que esta cerimônia de formatura represente uma despedida, um fim, um adeus. Não! Que tudo que estamos vivendo, hoje, seja a reafirmação do alto grau do nosso comprometimento com nós mesmos e com a sociedade. Por todo o aprendizado, por todas as pessoas, pelas belas amizades, por cada precioso momento, com toda certeza do mundo, eu posso afirmar que estes quatro anos de faculdade, que se passaram, são inesquecíveis e estarão para sempre em nossas memórias.


Agora é cabeça erguida, sorriso de ponta - à - ponta e tomar posse do que é nosso, do que é muito nosso, diga-se de passagem!

Que Deus abençoe nossos caminhos e que nosso sucesso seja inevitável!
Muito Obrigada!"


Vanessa Mayane Melo Valente - Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!