sexta-feira, 19 de junho de 2009

Papeando com Jornalista!


Uma breve conversa na sala dos professores da Universidade Católica de Goiás com Adriana Rodrigues Ferreira. Ela é jornalista, formada pela Universidade Federal de Goiás, possui mestrado em linguística, e além de dar aulas, ela trabalha com planejamento de comunicação!

Curte o papo galera!


Jornalisticamente Falando :
Porque você escolheu o curso de Jornalismo?
Adrianda Ferreira :
Na verdade eu escolhi Comunicação Social, e o curso de Jornalismo era o que mais se encaixava dentro do que eu queria, era o mais abrangente. Sempre tive aptidão para o processo de comunicação, tinha curiosidade em entender como e porque a mensagem transmitida é entendida, curisidade pelo processo de produção da mensagem.

J.F. : Como você utiliza a internet no seu dia-a-dia, no seu trabalho?
A.F. : Uso a internet como fonte de pesquisa e troca de informações. Todos os dias acesso os sites que tenho costume para pesquisar algo.

J.F. : O que você pensa a respeito da suspensão da obrigatoriedade do diploma de jornalista?
A.F. : Sou indiferente. Não sou nem contra, nem a favor. Não é por isso que as pessoas deixam de contratar. O importante não é ter o diploma, mas ter a formação. O diploma na verdade foi exigido na época da ditadura militar, como uma ação protecionista para poder circular as informações. Os curso de Jornalismo precisam focar mais em teoria, por que virou um curso técnico. A exigência quebrada não significa que agora qualquer um vai poder ser jornalista. Jornalista não é mero produtor de conteúdo, a diferença vai estar em quem souber mais. Quem passar pela universidade vai legitimar o curso, e vai ter a diferença porque foi alguém que estudo 4 anos para entender e compreender todo o processo de comunicação.


A entrevista é curta, mas bastante interessante, é sempre bom saber a opinião dos profissionais formados que atuam na área em que você pretende atuar um dia. Aguardem mais entrevistas, com profissionais de outras áreas do Jornalismo.


Até a próxima! =**

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!