segunda-feira, 22 de junho de 2009

Preocupando-se com o Meio Ambiente



Desenvolvimento Consciente: Interação com o meio ambiente
“Solução para os problemas do meio ambiente só surgirá quando as pessoas tiverem consciência de seus atos e estiverem dispostas a mudar”
Por Vanessa Mayane
A grande dificuldade da sociedade hoje é colocar a sustentabilidade em prática. Fazer com que todas as teorias e estudos sobre o tema saiam do papel e se transformem em ações. A degradação do meio ambiente, os impactos causados na natureza pela a ação do homem e a falta de consciência da população aumentam cada vez mais, gerando dúvidas quanto ao futuro do planeta Terra e da raça humana. Primeiro é preciso entender o que significa a palavra sustentável, para posteriormente começar a pensar em meios de colocá-la em prática. Sustentabilidade é a capacidade de se sustentar, em relação à atuação humana frente ao meio em que vive é a capacidade de manter-se inserido no ambiente sem impactá-lo negativa ou violentamente. O desenvolvimento sustentável busca formas de manter esse equilíbrio, de preservar os recursos naturais através de práticas e técnicas desenvolvidas para este fim conciliado com o desempenho econômico necessário para a sociedade.
“Poluição é qualquer descarga que cause alteração no meio ambiente, provocando danos” é o que afirma Adriana Chilon da Silva, que atualmente é estagiária do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, estagiária da União Educacional Evangélica e estagiária do Ministério Público de Goiás, além de ser educadora ambiental da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) em Goiânia. Portanto, para alcançar o desenvolvimento sustentável é preciso planejar e reconhecer a finidade dos recursos naturais. Isso sugere, de fato, mais qualidade ao invés de quantidade, com a redução de uso das matérias-primas e o aumento da reutilização e da reciclagem. Garantindo assim a preservação e a qualidade da água, do ar e do solo em níveis suficientes para manter a vida animal, vegetal e humana para as futuras gerações.
Segundo o professor da Universidade Católica de Goiás, Osmar Mendes Ferreira, a grande problemática vivida hoje é que devido ao crescimento acelerado da população, da tecnologia, da produção de bens e materiais de serviços, está sendo gerado cada vez em maior quantidade, volume de resíduos de difícil degradabilidade disposto no meio ambiente. Osmar Mendes Ferreira é Mestre em Engenharia do Meio Ambiente pela Universidade Federal de Goiás. Possui Pós-Graduação em Tratamento e Disposição de Resíduos Sólidos e Líquidos, também pela Universidade Federal de Goiás, Pós-Graduação em Gestão Ambiental pela Faculdade CAMBURY e é graduado em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal do Mato Grosso, atualmente é Analista Ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídrico de Goiás – SEMARH.
O destino do lixo é uma questão ambiental muito séria, e que se agrava cada vez mais com o passar do tempo. Para entender melhor, é preciso saber que existe diferença entre resíduo e rejeito. “Rejeito é aquela fração do Lixo que ainda não tem tecnologia capaz de promover seu reaproveitamento e resíduo que significa lixo, é tudo que ainda pode ser aproveitado” afirma Osmar Mendes Ferreira. O problema torna-se dramático por faltar áreas apropriadas para depositar a imensa quantidade de lixo produzido pela população, a partir disso surgem outros inúmeros problemas que agravam a situação. Por exemplo, a legislação e a fiscalização são deficientes, há um contraste entre as diversidades sociais, alguns desperdiçam enquanto outros passam necessidade, geralmente os recursos aplicados ao setor de saneamento são mal aplicados e sem contar nos problemas de saúde e proliferação de vetores.
Impactos Ambientais
A economia atual depende do direito individual de produzir lixo, se não fosse assim, ela não funcionaria. A oferta de bens e produtos ao cidadão aumenta a produção de resíduos e as pessoas acabam consumindo cada vez mais. “O problema do resíduo hoje é não gerar resíduo, o indivíduo não pára de produzir lixo porque o ato de consumir, consequentemente gera resíduo, mesmo que seja um consumo consciente” explica o Analista Osmar Mendes Ferreira. O ser humano encontra-se em constante fase de experimentação, então tendem a consumir sempre mais. Os impactos desse consumo desenfreado podem ser vistos com clareza no meio ambiente, pois contaminam as águas, a atmosfera, o solo e o ar.
Para preservar a natureza e amenizar os impactos ambientais é necessário que haja ao menos uma redução na produção de lixo. As pessoas precisam encontrar na reciclagem e reaproveitamento de resíduos, também uma forma de economia. Geralmente o destino dos resíduos produzidos pela sociedade é chamado de Lixão. Um Lixão nada mais é, do que um depósito de lixo, de restos, de tudo que é jogado fora pelas pessoas, todos os dias. Uma área afastada dos centros urbanos onde o lixo é depositado direto sobre o solo, sem nenhum tipo de tratamento. Isso atrai a presença de catadores, onde eles ficam expostos á ação de objetos cortantes e ingerem alimentos deteriorados. O lixo acumulado faz com que se surjam macro vetores (principalmente cães, ratos, suínos, aves) e de micro vetores (bactérias, vermes, fungos e vírus), transformando esses locais em verdadeiras fontes difusoras de doenças.
De acordo com Osmar Mendes Ferreira todos esses impactos ambientais contribuem para a má qualidade de vida da população que vive no entorno, e indiretamente atinge também toda a sociedade. Com tudo isso há uma limitação da utilização das águas, há contaminação do solo e dos lençóis freáticos e contaminação da atmosfera, devido a ocorrência de focos de fogo e ausência de drenagem dos gases (combustão incompleta). Os estragos causados são irreversíveis, porque os recursos naturais estão se esgotando. Jornalisticamente falando, se o ser humano não providenciar meios de amenizar esses processos, as futuras gerações sofrerão com as conseqüências de forma drástica.

Até a próximaa!!
=**

Um comentário:

  1. Oi Vanessa,
    Gostei da abordagem no texto e do conhecimento prévio obtido.
    Tenho conhecimento sobre as mudanças do meio ambiente devido ao fato de cursar Biologia e concordo com os tópicos aqui mostrados.
    Parabéns,
    Bruno Ricardo Pires.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!