quarta-feira, 17 de junho de 2009

Orkut Mania!

“Deixa eu ver o meu Orkut?”
Por Vanessa Mayane

Quem vai perder a oportunidade de dar uma espiadinha no próprio perfil? Seja em casa, na faculdade, no trabalho ou em “lan house”, deixar passar essa chance é o fim. Até mesmo uma comunidade para os viciados assumidos no site de relacionamentos, o Orkut, já foi criada, e possui mais de 65.600 membros, o lema dos participantes desta comunidade é “ajudar a todos que estão viciados no site, tanto os que querem ficar mais e mais, quanto os que querem se livrar (se é que isso é possível)”. O vício que se tornou um hábito para milhares de pessoas, o Orkut passa de um simples site de relacionamentos. Os usuários se envolvem tanto com o site, que chegam a criar uma vida, um ambiente totalmente exclusivo e virtual. Para muitos ficar um dia sem acessar o próprio perfil é motivo para vários chateamentos. Cada minuto pode ser a chegada de um novo scrap, depoimento ou uma nova adição, e perder um minuto tão precioso desse, deixa a curiosidade insustentável.
Para Marcos Aurélio, estudante de direito, o Orkut funciona como uma distração, e ele admite ser viciado no site “o Orkut preenche o espaço vazio no meu tempo, sempre que eu posso quero dar uma olhada na minha página de recados”, o estudante diz que não vê mal nenhum nesse vício, e que hoje em dia até quem não tem internet em casa, possui um perfil no Orkut. Segundo Bruna Palmeiro, estudante de direito, ficar 3 horas sem entrar no site já é o suficiente para despertar sua raiva, “esses dias quase quebrei o computador de raiva, por que a internet falhou e ficou mais de horas sem funcionar”. A curiosidade aumenta conforme o tempo vai passando, quanto mais tempo sem acessar o site, maior fica a curiosidade e a ansiedade. “E o pior, é que o site em si é viciante, sempre tem novidades, tudo vira comunidade, e você vai se identificando, se envolvendo, conhecendo pessoas, encontrando pessoas e estabelecendo contatos” diz Bruna.
De acordo com a psicóloga Geórgia Bueno o que pode detectar se uma pessoa está ou não viciada no Orkut é simples, essa compulsão de acessar o site o tempo inteiro, se irritar caso não consiga acessar, viver em função dos recados, amigos e comunidades que se estabelece no Orkut. Todos os atos que se tornam repetitivos são indícios claros de que alguém está viciado no maior site de relacionamentos da internet. “O vício pode sim ser caracterizado como um prejuízo à própria pessoa e/ou às próprias pessoas ao redor de atividades do cotidiano” explica a psicóloga. Ou seja, existe uma razão para este vício, e para abandoná-lo, assim como qualquer outro vício é necessário descobrir o significado dele, o que pode variar de pessoa para pessoa. A partir do momento que o vício prejudique outras atividades, aliene as pessoas é recomendado procurar um tratamento, a terapia é o mais indicado. “Nenhum tipo de vício é saudável” diz Geórgia.
O Orkut virou mesmo mania internacional, são adeptos de todas as partes do mundo, ou viciados de todas as partes, de todas as idades! Ao mesmo tempo em que o Orkut aproxima as pessoas por afinidades e pensamentos em comum, cria um mundo individualizado onde cada um interage de forma abstrata e superficial, se isolando da realidade e vivendo mais o virtual. A internet ainda não é 100% segura e isso faz com que o contato seja apenas através do site. Mas o mundo real também é inseguro, e faz com que as pessoas se refugiem em casa, na internet, estabelecendo contato com as pessoas na maioria das vezes por um site de relacionamento. É um processo literalmente de alienação, o Orkut faz parte do cotidiano, virou rotina, e é um meio de comunicação crescente entre as pessoas, e que só tende a aumentar cada vez mais. Para muitos a mania de acessar o Orkut pode até ser controlada, mas como diz a descrição em uma comunidade do site “vamos lá e assuma que você é um viciado e fica o tempo todo no Orkut, venha fazer novas amizades, trocar scraps e testimoniais com pessoas iguais a você”, o site se torna mesmo um convite à descontração, irresistível, jornalisticamente falando!

Até a próxima.... =**

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!