quarta-feira, 10 de junho de 2009

Falando de Time e Futebol...


Meu time, minha paixão
Por Vanessa Mayane

Quem foi que disse que o Vasco da Gama não tem uma torcida fiel? Eu quero saber. Tudo bem, tenho que admitir que o Vasco realmente não está na sua melhor fase. Agora na 2ª divisão, fora do Campeonato Brasileiro, o meu time continua seguindo sob pressão, cobrança e chacotas. Bom, e não é só o time que sofre com tanta expectativa, nós torcedores também ficamos tensos, acompanhamos, e nos sentimos constrangidos quando alguém ri descaradamente da nossa cara. E ai? O que fazer? Já me mandaram trocar de time, mas como assim? Acredito que “virar a casaca” nessa altura do campeonato chega a ser desvio de caráter. E não é bem assim, futebol é uma paixão nacional, quando a pessoa se identifica com um time, ela pode até ter vários relacionamentos, passar por vários cursos na universidade, mas de time, garanto que não troca. Fazer promessa, ascender velas, enfim também acho que não adianta. O que conta mesmo é a atuação dos jogadores em campo e se somos torcedores fiéis, temos mais é que confiar e lutar junto com o time até o fim. E meu caso com o Vasco da Gama é assim, pode rir da minha cara, pode zombar do meu time, mas de torcer por ele eu não abro mão nunca.
O Vasco tem atualmente a 5ª maior torcida do Brasil, é considerada uma torcida apaixonada pelo time, onde o orgulho vai além de qualquer resultado. Que saia ganhando ou perdendo, o que importa é que a torcida permanece fiel. Brasileiro nenhum trai o time de devoção. Essa é a maior recompensa e o melhor incentivo que os jogadores podem ter enquanto estão atuando em determinado time, é quando sentem o reconhecimento da torcida, quando as camisas são ostentadas com paixão. E como qualquer outro time, o Vasco está passando por uma má fase, diria até que passou por uma maré de má sorte, assim como é importante lembrar que o time do Corinthians passou por essa mesma situação no ano passado e mereceu ser rebaixado, e mereceu também ter saído da série B como líder, retornando à série A. E o melhor, o Corinthians não perdeu a torcida, muito pelo contrário, os torcedores continuaram dando força ao time.
Agora eu tenho que confessar: não suporto ligar a TV e assistir aqueles projetos de programas de comédia fazendo sátiras com o meu Vasco, por que sinceramente, não vejo graça nenhuma no humor da grande rede, e de outras redes menores também. Está todo mundo pegando no meu pé, meus amigos flamenguistas, são paulinos, palmeirenses, gremistas enfim, mas eu não vou deixar de ser cruzmaltina nunca, e eles sabem muito bem disso. Na minha opinião, time é uma coisa que não se troca, temos que torcer, acompanhar e estar junto nas derrotas e nas vitórias, além do mais não se discute futebol. Aliás, sinceramente não conheço ninguém que trocou de time só porque estava numa má fase, já disse e repito: brasileiro não troca o time do coração assim, pode até se simpatizar por outros, mas sempre tem o que é do coração. O Vasco é o meu time do coração, independente dos resultados, vou continuar sendo vascaína assim como os outros milhões de vascaínos espalhados pelo Brasil continuarão sendo também.
O Vasco da Gama é um time que pertence á elite do futebol brasileiro, tem toda uma história, é um time de grandes conquistas, vários craques já se consagraram no Vasco, carrega uma enorme tradição e herança. Talvez por isso essa cobrança incessante da mídia, essa pressão dos outros times loucos pra verem o “time da virada”, literalmente afundar. De qualquer forma, acho que o Vasco vai passar por um processo de transição, tudo isso servirá de lição, e que tudo isso seja bom para o time. Neste momento é inútil procurar culpados ou querer justificar, enfim, é erguer a cabeça e bola pra frente. Eu como torcedora fiel, vascaína desde criança, sempre comemorei com meu pai e irmão as vitórias do meu time, e já lamentei as derrotas também, mas sempre permaneci fiel, e assim será.
Preparem-se vascaínos: a luta vai começar! Torço para que o fantasma do rebaixamento que anda assombrando São Januário desapareça de uma vez por todas, e assim, nós torcedores também poderemos comemorar com um grito forte de mais uma conquista do Vasco, mesmo que seja na série B. A torcida vascaína vai permanecer fiel sempre, porque os torcedores não vão aos jogos para verem o Vasco ganhar, vão para ver o Vasco jogar, e aí está toda a diferença. E, aliás, deixo bem claro que para mim o Vasco não perde, simplesmente deixa de ganhar, jornalisticamente falando é claro!

Até maaais...
=**

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!