sábado, 27 de junho de 2009

Papeando com Jornalista


Mais uma entrevista com jornalista, dessa vez através da internet, entrei em contato com o jornalista Thiago Nolasco, repórter da Tv Anhaguera, e ele gentilmente aceitou responder as minhas perguntas. Muito Bacana!

Acompanhe...

Jornalisticamente Falando: O que mais te atrai no Jornalismo? Porque você escolheu essa profissão?Thiago Nolasco: Bom, para ser sincero, escolhi Jornalismo por acaso. Eu primeiro passei no vestibular para Ciência da Computação, mas desisti antes de começar as aulas. Depois pensei em fazer Direito e não passei no vestibular. Incentivado pela minha mãe, resolvi prestar outro vestibular e tinha decidido tentar Publicidade, mas na hora de fazer a inscrição li uma matéria que falava sobre Jornalismo e vi que batia comigo. Nunca que vi, trabalhando em uma sala fechada e preso. Prestei vestibular, passei e aqui estou.

J.F.: Quais as áreas do Jornalismo que você prefere, e quais acha mais promissoras?T.N.: Vou responder pelas áreas de cobertura e não áreas de trabalho como rádio, tv, impresso, assessoria... Eu só trabalhei em tv. Acho que todas as áreas são promissoras desde que você seja bom no que faça. Em tv a gente faz de tudo, mas eu particulamente quero tentar me especializar em economia. Já tenho facilidade em matéria econômicas e também matérias que utilizam muitos números como pesquisas.

J.F.: Como você utiliza as novas tecnologias que vão surgindo para incrementar
seu trabalho? Como você usufrui da internet por exemplo?
T.N.: A internet nem pode mais ser considerada uma nova tecnologia, é uma realidade e ótima ferramenta de pesquisa e divulgação. Os telejornais, costumam usar a internet para reproduzir as melhores matérias e disponibilizar as matérias para o público... Sem contar que é um meio de interação com o telespectador. Agora uma nova tecnologia que é muito usada na televisão hoje, são as imagens feitas através de celular. Olha que exemplo bacana com relação aos protestos no Irã. As imagens são feitas por celulares e transmitidas na internet.

J.F.: O curso de Jornalismo acabou de perder a obrigatoriedade do diploma. Qual a sua opinião a respeito disso? Acredita que pode afetar de alguma maneira a relação Jornalismo e Sociedade?T.N.: Acredito que não haverá mudanças na relação dos jornalistas com a sociedade, o nosso trabalho vai continuar sendo desempenhado. Agora não sei como ficará o mercado de trabalho. Vamos ver com o tempo, mas acho que a dificuldade será maior justamente para os estudantes. Só que o mercado, apesar de pequeno, ainda precisa de bons profissionais. Existe muito espaço pra quem sabe fazer. Basta ser inteligente e saber onde começar. Acho que durante a carreira, o profissional ainda precisa ficar investindo. Digo, às vezes começar ganhando pouco para trabalhar em um lugar bom e aprender aos poucos.

J.F.: Quais as dicas que voce dá para quem quer ingressar na profissão?T.N.: Na resposta anterior comecei a fazer isso. Observe bem o mercado, se aproxime de pessoas que possam te orientar. O jornalismo em tv é muito prático, então quem faz mais, aprende mais e está em constante evolução.

Até a próxima galera...=**

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!